sábado, 25 de abril de 2009

Globalização e Desemprego ♥


Fantasmas da modernidade
Não há fato que assuste mais o ser humano que vive em sociedade do que o desemprego.
E nenhum outro fenômeno foi mais responsabilizado pelo aumento do desemprego, nos últimos tempos, do que a globalização da economia. Sem entrar no mérito da questão, dá para se compreender como a globalização provoca desemprego. Ela altera de modo contundente, as relações da sociedade com os meios de produção.
Alguns fatores são responsáveis por essa alteração, sendo o maior deles o avanço tecnológico. Basta visitarmos a linha de produção de uma indústria automobilística, para deparar com robôs, computadores e outras máquinas que substituíram equipes humanas. É claro que o ser humano ainda mantém um vínculo com essas máquinas, para operá-las. Mas são necessários poucos indivíduos, e estes precisam ter conhecimentos específicos e refinado preparo técnico.
O governo brasileiro criou o Fundo de Garantia por tempo de serviço (FGTS). Trata-se de um depósito obrigatório, feito pelo empregador, numa conta bancária em nome do empregado.
Quando o empregado é despedido por justa causa, não faz jus ao Fundo de Garantia.
O FGTS pode ser utilizado, também, para comprar a casa própria, por exemplo. Nesse caso, o trabalhador não precisa estar desempregado.
Com o desemprego, muitas pessoas têm realizado trabalhos em suas próprias casas, caracterizando um fenômeno que ficou conhecido por terceirização. A terceirização nada mais é do que a prestação autônoma de serviços.
Diariamente, o brasileiro que trabalha em empresas ouve falar que algum colega foi demitido sem justa causa, Isso é mais freqüente em regiões superpopulosas, como é o caso da Grande São Paulo, A razão para essas demissões são sempre as mesmas: queda de consumo e custo de produção elevado.
Desemprego no Brasil
Diariamente, o brasileiro que trabalha em empresas ouve falar que algum colega foi demitido sem justa causa. Isso é mais frequente em regiões superpopulosas, como é o caso da Grande São Paulo. A razão para essas demissões é sempre a mesma: queda do consumo e custo de produção elevado. E isso acontece na seguinte ordem: em primeiro lugar, os produtos de determinada industria sofrem queda de consumo, trazendo como sintoma direto uma queda no faturamento; em segundo, a empresa percebe que a concorrência aumentou e vê que a saída é diminuir o custo de produção ou a própria produção.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Globalização dos meios de produção ♥


Condições favoráveis

Quando se fala em globalização, muitas pessoas tendem a pensar somente em termos de produção industrial e economia.
Neste capítulo, o enfoque será sobre a globalização dos meios de produção.

Para que o processo de globalização atingisse os meios de produção, foi necessário que houvesse no mundo condições favoráveis para tanto. O fator que mais contribuiu para isso foi o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte.
Alguns interesses fizeram com que trouxessem como lucro, entre tantas coisas, o lançamento de satélites de telecomunicações.
Os satélites artificiais são equipamentos imprescindíveis para as comunicações internacionais nos dias de hoje.

O comércio exterior de muitos países foi acelerado, o volume de negócios internacionais aumentou, as mercadorias passaram a circular em maior quantidade e os transportes também tiveram de se adaptar a esse ritmo.
O meio de transportes que mais se desenvolveu para acompanhar o processo das telecomunicações foi o avião.
Com o avanço das telecomunicações, os seres humanos de todos os lugares passaram a ter pela televisão vitrines pessoais de produtos estrangeiros. Isso aumentou o desejo de consumo das pessoas e acelerou o processo de globalização da produção.
Foi quando começou as importações que o povo brasileiro percebeu que o mundo estava realmente mudando.

Simplesmente, a globalização acabou com a nacionalidade dos produtos. E aumentou ainda mais a febre do consumo. A onda de importações trouxe consigo a concorrência desleal do preço baixo. Desse modo, os produtos nacionais perderam muito do seu poder de competição e várias indústrias diminuíram seus faturamentos. Conseqüência inevitável disso: desemprego.
A globalização veio para ficar, não nos cansamos de reafirmar isso. O maior problema da globalização foi que pegou muita gente desprevenida.

 

Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez